Pesca com caiaque: porquê utilizá-los?

Final de semana chegando. Você planeja uma pescaria pois ninguém é de ferro. Mas, aposto que em menos de um minuto a dúvida sobre onde pescar aparece: represa, lagoa, rio, mar?

Difícil: não tenho barco, motor, carreta, etc.

Pois é, amigo!!! Eu também já tive essa dúvida muitas vezes.

Normalmente, perto de nossa cidade sempre existe algum lugar interessante de pesca, porém, nem sempre temos a oportunidade de acesso, caso não tenhamos barco, motor, etc, ou mesmo a companhia de um guia que tenha toda essa estrutura.

Pensando nisso e visitando alguns sites americanos de pesca, descobri uma opção extremamente prazerosa, simples e econômica para se pescar embarcado; um caiaque!!!

Isso mesmo, um caiaque do tipo aberto, sit-on-top, ou seja, não tem aquele buraco que o sujeito vai dentro, mas uma confortável cadeirinha.

Descobri, pelas ondas da internet, que existem milhares de pescadores que usam o caiaque como meio de transporte em suas pescarias, inclusive caiaques projetados especificamente para pesca, com multidões participando de campeonatos, excelentes clubes de pescadores que usam somente os caiaques em suas locomoções e um verdadeiro arsenal tecnológico de sistema de montagens/fixação de suportes de varas, console para câmara fotográfica, sonar, rádio e outras tantas parafernálias que deixa qualquer um impressionado com a seriedade que muitos levam o esporte.

De posse de todas as informações necessárias, partí para a escolha do modelo.

Visitei alguns sites e fóruns para checar a opinião do pessoal e logo descobri que os caiaques rotomoldados e do tipo sit-on-top são os melhores para pesca, pois tem mais estabilidade.

Assim, adquiri meu primeiro caiaque, na qual adaptei todos os sistemas de fixação de varas, remo, poita e demais acessórios, deixando-o pronto para minhas incursões.

Sentí-me como um sorrateiro caçador/pescador. Não pude fazer escolha melhor, pois veja:

- fácil transporte; pesa somente 20/25 quilos e vai em qualquer bagageiro de automóvel.

- tenho facilidade de colocá-lo em praticamente qualquer represa, lago, mar ou rio, independente de ter ou não rampa para descida de barcos. Você pode descê-lo na mão.

- navegação segura; por se tratar de um caiaque rotomoldado e estanque, não afunda e tem excelente estabilidade pois estes caiaques possuem o fundo plano e são dotados de quilha, desde que respeitando os limites de segurança e condições meteorológicas especialmente navegando-se em oceano.

- acesso em praticamente qualquer ponto de pesca com até 40 cm de profundidade.

- deslocamento rápido.

- aproximação super silenciosa aos pontos de pesca.

- integração total à natureza.

- baixíssimo custo.

- não polui, não faz barulho nem tem cheiro de gasolina e óleo.

Alguns caiaques chegam ao extremo da sofisticação; possuem motor elétrico para seu deslocamento, usando inclusive sonares para localização de cardumes e demais comodidades para passar o dia pescando, mas isso é um longo assunto.

Fica, portanto, a proposta de um meio de transporte simples, fácil e de baixo custo, que proporciona mais prazer que complicações. Pense nisso na sua próxima pescaria.

 

 

Aventuras

Pescarias, casos e demais histórias... mais

Fabricantes

Conheça os principais fabricantes de caiaques e demais produtos... mais

Contato

Fale conosco. Envie sua mensagem sobre dúvidas, contar sua historia, etc ... mais



COPYRIGTH © 2012 PESCA COM CAIAQUE - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - CONTATO@PESCACOMCAIAQUE.COM.BR